DISLIPIDEMIAS (HIPERLIPIDEMIA)

A hiperlipidemia consiste em concentrações elevadas de gorduras no sangue. As concentrações de lipoproteínas, sobretudo do HDL-colesterol, aumentam com a idade. As concentrações são normalmente mais altas nos homens que nas mulheres, mas começam a aumentar nas mulheres após a menopausa. Outros fatores que contribuem para as concentrações elevadas de determinados lipídeos (p.ex., VLDL e LDL) incluem a história familiar de hiperlipidemia, a obesidade, a dieta rica em gorduras, a falta de exercício, o consumo moderado a intenso de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o diabetes mal controlado e a hipoatividade da tireóide.

Concentrações de Gorduras no Sangue

A maioria dos aumentos das concentrações de triglicerídeos e de colesterol total é temporária e não é grave, sendo decorrente principalmente do consumo de gorduras. Cada indivíduo elimina as gorduras do sangue de uma maneira diferente. Um indivíduo pode consumir grandes quantidades de gorduras animais e nunca apresentar uma concentração de colesterol total superior a 200 mg/ dl, enquanto um outro pode seguir uma dieta hipogordurosa e jamais apresentar uma concentração de colesterol total inferior a 260 mg/dl.

Essa diferença parece ser parcialmente determinada geneticamente e está em grande parte relacionada com as diferentes velocidades com que as lipoproteínas entram e são removidas da corrente sangüínea.

Sintomas e Diagnóstico

Normalmente, as concentrações elevadas de gordura não produzem sintomas. Ocasionalmente, quando as concentrações encontram-se particularmente altas, os depósitos de gorduras formam tumores denominados xantomas nos tendões e na pele. As concentrações extremamente elevadas de triglicerídeos (de 800 mg/dl ou superiores) podem provocar aumento do fígado e do baço e podem produzir sintomas de pancreatite (p.ex., dor abdomnal intensa).

Em qualquer momento, pode ser coletada uma amostra de sangue para se mensurar a concentração de colesterol total. No entanto, as amostras de sangue para se mensurar as concentrações de HDL-colesterol, de LDL-colesterol e de triglicerídeos são mais confiáveis quando coletadas após um jejum de no mínimo 12 horas.

Tratamento

Uma dieta pobre em colesterol e em gorduras saturadas reduz a concentração de LDL. Os exercícios podem ajudar a reduzir a concentração sérica de LDL-colesterol e aumentar a de HDLcolesterol. A ingestão diária de uma pequena quantidade de bebida alcoólica pode elevar a concentração de HDL-colesterol e reduzir a de LDL-colesterol, embora a ingestão de mais de duas doses poder produzir o efeito oposto. Geralmente, o melhor tratamento para os indivíduos com concentrações elevadas de colesterol ou de triglicerídeos consiste na perda de peso (quando existe um sobrepeso), na interrupção do tabagismo, na redução da quantidade total de gorduras e de colesterol da dieta, no aumento dos exercícios e, quando necessário, no uso de um medicamento que reduz os lipídeos. No entanto, quando as concentrações séricas de gorduras são muito altas ou não respondem aos tratamentos habituais, o médico deve identificar o distúrbio específico através de exames de sangue especiais para poder elaborar um tratamento específico.

Categories:

Publicado por Clinicordis Médica

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.