Você sabe como prevenir o diabetes?

O diabetes se desenvolve em dois tipos: o tipo 1 acontece pela falta da produção de insulina, hormônio responsável por controlar o nível de glicose no sangue. Já no diabetes tipo 2, fatores combinados podem ocasionar no aparecimento da doença, são eles: a genética, se alguém na família já apresentou a doença, e fatores externos, como sedentarismo e obesidade.

A Federação Internacional de Diabetes fez um levantamento em 2017 com a conclusão de que existem mais de 425 milhões de adultos com diabetes no mundo.

Por o diabetes do tipo 2 estar associado à obesidade, a presença de muita gordura no abdômen causa uma inflamação, obrigando o pâncreas a produzir maior nível de insulina para que a glicose consiga penetrar nas células. Por isso, é possível fazer a prevenção para não desenvolver a doença.

Atividade física diária é a principal recomendação para perder peso e evitar o acúmulo de gordura visceral. Também controle o estresse e o sono e, na hora da alimentação, coma devagar e com os níveis de proteínas, gorduras e carboidratos controlados; evite fazer jejum; opte por comer frutas e alimentos integrais; e prefira café descafeinado, que pode prevenir o organismo da doença.

Ficou com alguma dúvida sobre o diabetes e sua prevenção? Entre em contato com a Clinicordis para marcar uma consulta, os nossos médicos estão prontos para responder todas as questões e fazer o melhor atendimento.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO