Mitos e verdades sobre a Trombose

A trombose é uma doença em que há a formação de um coagulo sanguíneo nas veias ou vasos sanguíneos, responsáveis pela troca de sangue com o coração, geralmente ocorre na parte inferior do corpo, nas pernas.

Muitas dúvidas cercam esse assunto, por isso no texto de hoje vamos esclarecer os mitos e verdades:

⦁ Uso de anticoncepcional – Verdade

É verdadeira a afirmação de que o uso regular de anticoncepcionais aumenta as chances de o paciente ter trombose, isso se deve ao fato de a progesterona e o estrogênio aumentarem os riscos de formação dos coágulos, que acabam impedindo a passagem de sangue.

⦁ Varizes desencadeiam a trombose – Verdade

As varizes são veias dilatas em que o sangue circula mais devagar que o normal, por isso pessoas que apresentam essa condição são mais propensas a desenvolver a trombose, com maior risco. Mas, isso não quer dizer que todos os pacientes que tenham varizes vão ter trombose.

⦁ Viajar de avião propicia a doença – Verdade

Durante as viagens longas com destinos distantes, por exemplo, o paciente fica sentado por muitas horas reduzindo a velocidade com que o sangue circula entre o corpo e o coração, ficando mais suscetível a coagulação. Dentro das aeronaves a umidade é baixa e o ar é mais seco do que no solo, fazendo com que o corpo desidrate mais fácil e reduza a liquidez do fluido sanguíneo.

⦁ Gravidez é um grande fator de risco

Isso deve-se ao aumento dos hormônios femininos (progesterona e estrogênio) e a barriga comprime a veia cava, que transporta o sangue do coração para as pernas e vice-versa, deixando a circulação mais lenta.
⦁ Não apresentar sinais – Mito

Dependendo do caso, a doença pode ser assintomática ou não. Os sinais aparecem e o paciente deve ficar atento, como inchaço, dores nas pernas, endurecimento da pele e coloração arroxeada e vermelha.

⦁ Não há prevenção – Mito

Existe sim prevenção para a doença, é possível melhorar a rotina como alimentação balanceada e rotina de exercícios físicos para cuidar da saúde, e durante viagens longas de avião, utilizar meias elásticas para auxiliar no fluxo sanguíneo, além de trocar de posição.

Busque um cirurgião vascular para esclarecer as dúvidas e fazer uma avaliação clínica. Os profissionais da Clinicordis estão capacitados para fazer o seu atendimento, entre em contato e marque uma consulta.