O Centro de métodos gráficos da Clinicordis Clínica Médica e Cardiológica , oferece um novo exame capaz de avaliar simultaneamente a pressão arterial e alterações eletrocardiográficas: CardioMapa.

O CardioMapa é um exame que permite realizar o Holter de 24 horas e a MAPA de 24 horas ao mesmo tempo para facilitar a vida de pacientes que têm dificuldades de realizar estes exames em diferentes datas. Como nos casos  de pacientes com problemas graves de saúde ou deficiências físicas, cujas limitações são grandes e que dependem de um acompanhante.

Ao reunir em um único aparelho e procedimento dois exames (Holter e MAPA), o CardioMapa diminui o tempo de monitorização do paciente e aumenta a comodidade. O paciente se desloca duas vezes até a clínica e não quatro como acontece quando os exames são realizados separadamente.

No CardioMapa são colocados eletrodos no tórax do paciente e um manguito em um dos braços. Os equipamentos são conectados a um gravador responsável por registrar a atividade elétrica cardíaca e a pressão arterial durante 24h. A instalação dura aproximadamente 30 minutos.

O CardioMapa é um equipamento pequeno, de tamanho e peso ligeiramente inferior aos de um MAPA convencional, decorrente da sua tecnologia avançada e utilização de componentes mais modernos e precisos.

Possui um desenho moderno e ergonômico que permite maior conforto para o paciente durante a realização do exame.

Devido aos componentes eletromagnéticos do aparelho é aconselhável que a realização de outros exames de imagem da região torácica e abdominal sejam agendados antes da instalação  e após a retirada do CardioMapa. Com isso é possível evitar interferências e artefatos nas imagens.

O CardioMapa representa um novo conceito em avaliação cardiológica: a multifuncionalidade de um equipamento para a realização de exames que podem ou não estar relacionados entre si.

O Holter avalia a atividade elétrica cardíaca enquanto a MAPA estuda a mecânica cardiovascular. Ambos têm indicações diferentes e bem definidas nas diretrizes de cada exame.

Entretanto, pacientes com doenças cardiovasculares podem ter a necessidade de realizar ambos estudos. A utilização de um único aparelho para os dois métodos simultaneamente produz menos incômodo para o paciente, além de economizar tempo e poder relacioná-los, se for necessário.

O CardioMapa pode ser indicado em pacientes grávidas já que não tem interferência com a atividade elétrica cardíaca do Feto.

O CardioMapa não é uma revolução, mas sim uma idéia simples desenvolvida para permitir uma maior eficiência na avaliação cardiológica, maior quantidade e precisão das informações, com economia de tempo e custos para o profissional e maior conforto para o paciente.

RECOMENDAÇÕES:

  1. Vir de banho tomado e não usar nenhum creme na região do tórax
  2. Vestir Roupas soltas e de mangas largas.
  3. Trazer um cinto da sua preferência.
  4. Não vir de vestido
  5. Trazer a relação de medicamentos de uso diário.
  6. Se for portador de marcapasso, entregar a carteirinha ao técnico.
  7. Não se deve bater, molhar, sujar ou deixar cair o aparelho. Pedimos muito sua colaboração neste quesito. Evite puxar os cabos dos eletrodos.

Nota: Solicitamos respeitar o horário marcado para não correr o risco de ter o exame cancelado.