APNEIA Holter é um novo módulo do software CardioSmart, desenvolvido para detectar episódios de Apneia do Sono através de um exame de Holter convencional.

A vantagem deste exame e a possibilidade de obter os resultados através do exame de Holter de rotina, indicado pelo médico por outros motivos, definindo aqueles pacientes que deverão ser melhor estudados.

A Polissonografia – (PSG), é o Padrão Ouro na detecção, avaliação e controle terapêutico da Apneia do Sono. Entretanto, este exame precisa ser realizado num centro apropriado para poder monitorar diversas funções do paciente através de equipamentos especiais. Isto torna o estudo custoso e altera em maior ou menor grau o seu conforto ao tirá-lo da sua rotina habitual.

Por estas razões, este exame é solicitado somente para pacientes que tenham uma alta probabilidade de apresentar esta patologia, tanto para sua confirmação diagnóstica, quanto para sua correta caracterização e orientação terapêutica mais apropriada.

A necessidade de descobrir quem são estes pacientes, que representam 2-8% da população em geral, motivou a empresa Cardios a desenvolver um algoritmo baseado no Holter para a detecção destes distúrbios.

Os episódios de Apneia/Hipopneia do sono produzem ciclos de variação da freqüência cardíaca com periodicidade a amplitude variável dependendo de cada paciente, mas com padrões bastante característicos.

O Módulo APNEIA Holter, foi desenvolvido pela empresa Cardios em base a registros de polissonografia de pacientes comprovadamente com e sem este distúrbio, faz uma análise espectral em freqüência dos registros eletrocardiográficos do período do sono. Através de um complexo algoritmo matemático, este software permite determinar, com uma acurácia média superior a 80%, a presença ou ausência de episódios de apneia/hipopneia.

Isto, associado a outros elementos clínicos, permite encaminhar para o estudo polissonográfico os pacientes suspeitos, a fim de confirmar o diagnóstico, estabelecer com precisão o padrão do distúrbio, (apneia obstrutiva ou central, hipopneias, etc), e avaliar a intensidade do mesmo (quantidade de episódios, desaturação de oxigênio, etc). A partir destas informações poderá ser estabelecido o tratamento adequado.

Em resumo, o módulo APNEIA Holter NÃO substitui a Polissonografia mas fornece uma importante informação adicional no exame de Holter, ao detectar aqueles pacientes com sérios indícios de apresentarem estes distúrbios, que podem ter tanta influência sobre o sistema cardiovascular.

RECOMENDAÇÕES:

  1. Vir de banho tomado. Não usar nenhum creme na região do tórax.
  2. Vestir Roupas Soltas e de mangas largas.
  3. Trazer um cinto da sua preferência.
  4. Não vir de vestido
  5. Trazer a relação de medicamentos de uso diário.
  6. Não se deve bater, molhar, sujar ou deixar cair o aparelho. Pedimos muito sua colaboração neste quesito. Evite puxar os cabos dos eletrodos.
  7. Se for portador de marcapasso, mostrar a carteirinha ao técnico.

Nota: Solicitamos respeitar o horário marcado para não correr o risco de ter o exame cancelado.