Entenda o prolapso da válvula mitral

O prolapso de válvula mitral é um problema cardíaco em que a válvula que separa as câmaras inferior e superior do lado esquerdo do coração não funciona da maneira adequada, não fechando.

Essa válvula ajuda o sangue a fluir em uma única direção do lado esquerdo do coração, ela se fecha para que ocorra o retorno quando o coração bate e se contrai.

Esse tipo de prolapso pode ocorrer devido a fatores diferentes. Em alguns casos pode ser inofensivo, sem indício de que o paciente está com esse problema, mas é possível que cause refluxo do sangue – regurgitação mitral. Acredita-se que a doença pode ser passada hereditariamente, de geração em geração.

A condição pode se desenvolver em qualquer pessoa de diferentes idades, mas os sintomas começam a aparecer frequentemente em homens com mais de 50 anos. Ela pode estar associada a outras doenças como: doença de graves, distrofia muscular, síndrome de marfan, anomalia de ebstein, escoliose, osteogênese imperfeita e doença renal policística.

Os sinais do prolapso da válvula mitral variam de organismo para organismo, mas podem incluir vertigens, arritmia cardíaca, fadiga, falta de ar e dificuldade em respirar.

Para que o diagnóstico seja feito é preciso buscar um profissional cardiologista especialista que irá examinar o paciente e indicar um exame físico. Podem ser pedidos pelo médico: ecocardiograma com Doppler colorido, cateterismo cardíaco, radiografia torácica, eletrocardiograma e ressonância magnética do coração.

De acordo com o paciente e com a gravidade, pode-se indicar a ingestão de medicamentos para controlar a doença ou até cirurgia para reparar ou substituir a válvula.

Faça um acompanhamento regular com um cardiologista especializado, entre em contato com os profissionais da Clinicordis e agende a sua consulta.

Categories:

Publicado por Clinicordis Médica

Infarto em Mulheres
Cuidados com o coração no verão
cuidados da pele no verao
tireoide

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.