Ecocardiograma: pra que serve?

O ecocardiograma é um exame de ultrassom que verifica o funcionamento do coração. O equipamento capta as ondas sonoras que são emitidas por todo o coração e são transformados em imagens, o que permite ao médico analisar todas as características de cada caso. Os resultados são mais detalhados que os gerados por um raio-x, e não expõe o paciente a radiação.
Esse tipo de exame pode ser realizado para diagnosticar ou acompanhar uma série de doenças, como: cardiopatias congênitas, funcionamento do coração, insuficiência cardíaca, acompanhar a bebê durante a gravidez, monitorar a isquemia, encontrar possíveis tumores, e diagnosticar tromboembolismo pulmonar, endocardite, doença cardioembólica e orientar o cateterismo cardíaco.

Para a realização do exame é necessário que o paciente esteja a pelo menos seis horas de jejum. O procedimento pode ser realizado em consultórios médicos, clínicas e hospitais, para isso é preciso estar sem as roupas na parte de cima do corpo, apenas com a roupa cirúrgica.

A frequência cardíaca é monitorada por eletrodos durante a realização do mesmo para que haja um controle do paciente. Existem casos em que é difícil gerar imagens claras e precisas, e necessita-se a utilização de contraste.

O teste dura em média de trinta a sessenta minutos para ser feito e pode ser pedido pelo médico sempre que tiver necessidade. Os resultados geralmente ficam prontos em um dia.

Para cuidar da saúde do seu coração, entre em contato com os cardiologistas especialistas da Clinicordis e agende a sua consulta.

Categories:

Publicado por Clinicordis Médica

Infarto em Mulheres
Cuidados com o coração no verão
cuidados da pele no verao
tireoide
Fatores de Risco Cardiovascular

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.