A tireoide é uma glândula do corpo humano que se localiza no pescoço, com o formato semelhante ao de uma borboleta. Ela é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são fundamentais para o bom funcionamento de todo o organismo.
Quando ela trabalha de maneira anormal, acontece o hipertireoidismo ou o hipotireoidismo, disfunções no metabolismo, que passa produzir hormônios em excesso ou em baixa quantidade.
O hipertireoidismo pode desencadear rápida perda de peso, sem explicação aparente, sudorese, nervosismo e irritabilidade, mudanças na menstruação, intolerância ao calor, tremor nas mãos, fadiga, fraqueza muscular, além de ritmo cardíaco acelerado ou irregular. Essa condição começa a se manifestar a partir dos vinte e vai até cinquenta anos de idade, sendo mais comum em mulheres do que em homens.
A ineficiência de hormônios pode causar um distúrbio chamado hipotireoidismo, quando os níveis necessários não são atingidos. As principais causas são possíveis inflamações crônicas, efeitos colaterais de tratamentos feitos previamente e manifestações pós-cirúrgicas, além de características genéticas que podem se desenvolver com o passar do tempo. Por se tratar de uma doença autoimune, agride a própria área, reduzindo a capacidade de produção hormonal da glândula.
A doença se demonstra através de alguns sintomas comuns, como fadiga, dores, cãibras musculares, desânimo, movimentos lentos, ganho de peso ou dificuldade para eliminá-lo, muita sonolência, sensação constante de frio e memória fraca.
É importante manter um acompanhamento endocrinológico regular, para fazer os exames necessários e saber qual é a condição da sua tireoide. Entre em contato com os especialistas da Clinicordis e agende a sua consulta. Cuide da sua saúde, não deixe para depois.