Você sabe a importância da Avaliação Pré-Operatória?

Está prestes a passar por um procedimento cirúrgico ou está considerando fazer uma cirurgia e está preocupado com os riscos?

Saiba que muitas pessoas que já vivenciaram a experiência de ter a preocupação de como ia ser a cirurgia e os riscos envolvidos.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico é importante que seja realizado a análise de risco justamente para diminuir as chances de complicações, sequelas e até mesmo de perder a vida, é um ponto tão importante quanto o próprio procedimento cirúrgico para que tudo seja feito com sucesso e segurança.

O que é levado em consideração na análise para saber quais os riscos?

A princípio é analisado se a cirurgia é eletiva ou de emergência, sendo que a eletiva é possível que o paciente escolha o momento, já na de emergência deve ser realizada o mais rápido possível.

Em relação ao paciente, é realizada uma avaliação geral do estado clínico, tais como:

– Idade, Estado geral de saúde, Histórico familiar, Obesidade, Tabagismo ou Alcoolismo, medicamentos e históricos de doenças e processos cirúrgicos já realizados (Condições crônicas, como cardiovasculares, pulmonares, renais e outras, capacidade física).

Mas como é feito toda essas análise?

A análise do risco cardiovascular costuma ser feita com base em algoritmos conhecidos pela classe médica nas quais medem as possibilidades das complicações devido à operação levando em consideração o estado clínico geral do paciente.

Quais são os principais exames solicitados para avaliar o risco cardiovascular?

Os exames necessários diferem de acordo com a cirurgia e seu tipo. Entre os principais temos: hemograma completo, eletrocardiograma, coagulograma, ecocardiograma e teste ergométrico. Os outros tipos a serem realizados serão determinados de acordo com o quadro e intervenção.

E o que é feito após os exames?

Após a realização dos exames, quando o resultado for obtido, dependendo do resultado a cirurgia poderá ser agendada, sendo que pode haver necessidade do paciente ficar internado por alguns dias ou faça mais algumas consultas.

Tão importante quanto os procedimentos pré-operatórios, a operação em sí, e também o pós-operatório, que indicará a paciente o que deverá ser seguido com rigor.

Não deixe de fazer sua pré-avaliação antes de sua operação. Entre em contato com os profissionais da Clinicordis e marque uma consulta.

(11)2443-2033
(11)99797-0135 (Whatsapp)