Artéria: Como Cuidar?

As artérias são responsáveis pela condução do sangue rico em oxigênio para o corpo e coração. Quando OBSTRUÍDAS por placas de colesterol, ou coágulo, o fluxo sanguíneo é interrompido, podendo ocasionar doença coronariana, enfarte do miocárdio e até mesmo AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Embora as patologias das artérias sejam desencadeadas por inúmeros fatores, alguns hábitos podem evitar sua ocorrência, como:

– Adotar uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA para controlar as taxas de LDL colesterol e triglicérides no sangue. É recomendado incluir verduras, legumes, frutas e cereais na dieta, evitando alimentos gordurosos;

– Evitar o CONSUMO EXCESSIVO de álcool que pode endurecer e estreitar os vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue;

– Evitar o TABAGISMO, pois a nicotina danifica e enfraquece a parede arterial;

– ADMINISTRAR O ESTRESSE, visto que, situações de grande tensão aumentam o efeito de adrenalina no sangue,
desencadeando aterosclerose (estreitamento das artérias); por isso, é importante realizar atividades de lazer que proporcionem descontração e relaxamento.

– PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS também é muito recomendado pois aumenta a produção de substâncias vasodilatadoras, que auxiliam na circulação sanguínea. Além disso, melhora o condicionamento físico e exige menos esforço do coração nas atividades cotidianas.

É importante consultar o Médico Cardiologista com regularidade para avaliar as condições cardiovasculares e prevenir doenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e agende sua consulta na Clinicordis.

Categories:

Publicado por Clinicordis Médica

Infarto em Mulheres
Cuidados com o coração no verão
cuidados da pele no verao
tireoide
Você Sabe a Importância da Avaliação Cardiovascular?
Cardiopatia Congênit

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.