Arritmia tem cura?

Arritmia é um problema cardíaco que ocorre quando os impulsos do coração não se desenvolvem como deveriam. A frequência considerada normal varia de 60 a 100 batimentos por minuto, qualquer tipo de alteração pode gerar batimentos acelerados (taquicardia), lentos (bradicardia) ou até mesmo irregulares.

Essa condição não costuma demonstrar nenhum tipo de sintoma, e é considerada pelos médicos inofensiva à saúde. Mas, nos casos mais graves, pode acarretar dores no peito e desmaio, provocando até a morte. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com medicamento antiarrítmicos, métodos feitos por especialistas e até mesmo cirurgia.

A arritmia tem cura e, dependendo do caso, pode requerer tratamento ou não. O acompanhamento médico deve ser feito regularmente para observar, assim o especialista poderá solicitar procedimentos, ingestão de medicamentos específicos, pedir o implante de dispositivos ou até mesmo optar pela cirurgia.

As técnicas variam de acordo com questões metabólicas e indicações médicas, podem ser:

• Ablação por cateter: técnica minimamente invasiva que elimina as partes doentes do miocárdio, inserindo cateteres que são enviados até o coração.

       • Cardioversão elétrica: com o paciente sedado, dá-se um choque no tórax, afetando os impulsos elétricos responsáveis pelo ritmo do coração.

       • Marcapasso cardíaco: pequeno dispositivo implantado sob a pele do abdômen ou tórax, que ajuda a controlar os ritmos cardíacos anormais, induzindo os batimentos normais.

       • Cardioversor desfibrilador implantável (CDI): dispositivo semelhante ao marcapasso, que é capaz de monitorar os batimentos cardíacos e, quando necessário, envia choques elétricos ao coração, corrigindo a pulsação de modo instantâneo.

Você pode estar com arritmia? Não deixe para depois. Procure um médico para fazer uma consulta com diagnóstico clínico. Os especialistas da Clinicordis estão esperando por você.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO

Categories:

Publicado por Clinicordis Médica

Infarto em Mulheres
Cuidados com o coração no verão
cuidados da pele no verao
tireoide
Você Sabe a Importância da Avaliação Cardiovascular?
Cardiopatia Congênit

Deixe seu comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.